segunda-feira, 16 de maio de 2011

O "padrão Globo" muda o jeito de falar de alguns jornalistas



Sinto-me muito à vontade para falar sobre o tema, pois sempre elogiei o tal "padrão Globo" de qualidade. Mas hoje vou fazer uma crítica. Infelizmente, a emissora "encarioca" o modo como os jornalistas pronunciam as palavras.

Assistindo ao Bom Dia São Paulo em certa ocasião, percebi isso em uma colega de faculdade, hoje repórter da TV Globo. A Sabina Simonato, que é da região do ABC Paulista, pronunciava o "erre" normal, como os paulistas falam. Mas, depois integrar o quadro de funcionários da "Toda Poderosa", passou a falar quase com sotaque carioca, ao chamar a apresentadora Carrrrrrla Vilhena.

Parece ser uma obrigação que todos na Globo falem com aquele "erre" arrastado. É chato ouvir as pessoas falando sempre da mesma maneira. Em cada região do Brasil, há uma maneira de falar. E a Globo não respeita isso. Padronizou o sotaque carioca como regra. Todos os telespectadores têm de ouvir as palavras pronunciadas assim. E ponto final.

Não tenho nada contra os cariocas, mas não há a menor necessidade de mudar a maneira como as pessoas falam. Algumas gírias ou expressões tipicamente regionais sim, podem atrapalhar a compreensão do conteúdo de uma reportagem nacional. Para isso, deve haver um manual. Mas para o modo de falar não. Isso em nada prejudica o entendimento da matéria.

Pronunciar as palavras com clareza é necessário. Uma fonoaudióloga pode ajudar. Agora expandir o sotaque carioca para o restante do país é bobagem. É gostoso ouvir a maneira como as pessoas das diferentes regiões do Brasil falam. E isso é absolutamente ignorado.

Jornalistas e alguns outros profissionais da mídia têm, às vezes, o péssimo hábito de achar que sabem o que o telespectador quer ver. "Não vamos dar essa notícia, não é de interesse do telespectador", dizem. Como eles podem saber? Eu não quero ver todo mundo com o mesmo sotaque, mas, na Globo, sou obrigado! E ninguém nunca me perguntou o que eu queria ver! É uma opção da emissora padronizar a fala. Mas deixo claro que sou contra. Um forte abraço.

2 comentários:

  1. Oi Lê
    Ótimo post... não vi erro... agora fiquei curiosa... Não se culpe por nada... fique bem está tudo perfeito....

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo mesmo o padrão carioca standart quality! Não só a Globo, mas todas as emissoras adotam o sotaque carioca e renegam os demais, como o paulista, gaúcho, goiano, amazonense e etc. Por que não deixem os jornalistas falarem do jeito que quiserem? Seria mais natural.

    ResponderExcluir